Green Day
O nome Green Day surgiu em 1989, quando a banda The Sweet Children mudou de nome. Em 1991 a banda trocou de baterista, deixando Al Sobrante a banda e entrando Tré Cool para esta. A saída de Al Sobrante da banda era supostamente temporária, não sendo o que parecia saindo para sempre.
Os Green Day assinaram com a Lookout em 1989, e lançaram o seu primeiro disco, 1,000 Hours e Slappy em 1990. No ano seguinte, eles produziram o álbum 39/Smooth e o lançaram em 1991.
Os Green Day começaram uma turnê nacional no dia depois que Dirnt terminou a escola em 1990. Antes de Slappy, retornaram ao estúdio para gravar o seu segundo álbum, Kerplunk, em 1992. O grupo assinou com a Reprise Records em Abril de 1993, deixando a Lookout com negociações amigáveis. Eles lançaram seu primeiro álbum na Reprise, Dookie, em fevereiro de 1994. Dentro de poucos meses, a MTV estaria exibindo extensivamente seus vídeoclipes "Welcome to Paradise" e "Longview" que eram um dos maiores sucessos do álbum, e marcou a banda como um sucesso.
A banda juntou-se às outras que iriam se apresentar nos festivais Lollapalooza e Woodstock. A grande apresentação dos Green Day no Woodstock seria histórica, levando a uma grande luta de lama entre a banda e o público, esta iria levar a uma grande confusão que acabou por fazer com que Dirnt perdesse seu dente da frente.
Eles gravaram um single chamado "J.A.R." em 1995, e seguido dele vinha o álbum Insomniac. Apesar do álbum não atingir nem de perto o sucesso de Dookie, acabou por vender milhões de cópias nos Estados Unidos. O seu terceiro maior álbum, Nimrod, foi lançado em 1997, e Warning em 2000.
Para não parar após Warning, a banda foi ao estúdio escrever e gravar novo material para um álbum. Após completarem 20 faixas - um álbum impressivo de acordo com aqueles poucos que o ouviram - as fitas master foram roubadas do estúdio. A banda escolheu não recriar o álbum roubado mas invés disso começou tudo de novo com o objectivo de ser mais ambiciosa.
O álbum resultante foi American Idiot, de 2004, e está a ser marcado como uma "ópera punk rock", ou mais correctamente um álbum de conceito contando a história de personagens como St Jimmy, Jesus of Suburbia e Whatsername. Este álbum ganhou em 2005 o Grammy para melhor álbum de rock junto de outras cinco indicações.